Miss.Andréia Duarte.
Muito se tem discutido sobre a importância da evangelização infantil, e principalmente qual a idade correta para ser evangelizar uma criança.
Na verdade Jesus morreu na cruz do Calvário, para que tanto adultos como crianças, pudessem ser alcançados pelo Evangelho e a graça de Deus.
Durante anos de ministério, eu pude observar algumas situações que me fizeram meditar sopre a importância de se evangelizar uma criança.
Encontrei igrejas com número muito crianças, que não experimentaram a verdadeira conversão e que não estavam sendo discipuladas como deveriam ser. Como também igrejas em que o evangelismo infantil era totalmente nulo, e que apenas havia os filhos dos crentes ou muitas vezes nem crianças haviam, porque os crentes que ali congregavam eram pessoas já idosas, ou que não tinham filhos.
Entender a necessidade de evangelização infantil é o primeiro passo para poder ter uma igreja eficiente no evangelismo, principalmente o infantil.
Vejamos então alguns pontos importantes:
Porque é importante evangelizar as crianças.
1-É importante evangelizar as crianças, porque elas estão perdidas.
Muitos acreditam principalmente os que estão na igreja, que a criança veio a esse mundo com a natureza basicamente boa, que são inocentes portanto, serão bons cidadãos, se nós as protegermos das más influências da sociedade.
Acreditar nisso é rejeitar a descrição bíblica sobre a depravação humana.
O salmista Davi, no Salmo 51:5 diz: Eis que eu nasci iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe.
Isso significa, que todo bebê que nasce, também é confrontado com afastamento de Deus, desde que o homem pecou.
Da mesma forma, uma criança já nasce perdida, precisando encontrar o caminho para o céu. Ela precisa encontrar o salvador.
O único meio de alcançar as crianças é falar do evangelho para elas.
É claro que um bebezinho que ainda não sabe falar, não tem condição de pecar. Porém existe nele, uma natureza pecaminosa que vai se manifestar, e o trabalho do evangelizador de criança é justamente ensina-lo o caminho para o céu, antes que ele se perca totalmente. Antes que ele prove o pecado e antes que essa natureza carnal e pecaminosa se manifeste na sua vida.
E quanto mais cedo, essa criança conhecer o plano de salvação, conhecer o que é pecado e conhecer que Jesus pode libertá-la, mais fácil será encontrar o caminho para o Céu.
2-É preciso evangelizar as crianças, porque elas precisam ser salvas.
É comum perguntas como: Uma criança tem pecados? Que idade a criança se torna uma pecadora? Uma criança de cinco anos tem algum pecado para que se arrependa?
Analizando a condição de uma criança de cinco anos, podemos pensar : Que pecados esta criança pode ter durante seus poucos anos de vida, para que se arrependa?
Presisamos entender que todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa, nascemos completamentes perdidos de Deus. Estar perdido significa, que sosinhos não poderemos encontrar o caminho até Deus, logo precisamos de ajuda.
Nascemos perdidos e desorientados espiritualmente, como alguém perdido em uma floresta, onde todos os caminhos parecem iguais. O que mais agrava esta condição de perdido, é que o que se é encontrado no caminho agrada a nossa carne, e nos destrai a tal ponto, que não sentimos vontade de encontrar o verdadeiro caminho.
Uma criança, pode crescer perdida, tornando-se um adulto perdido, tendo em sua vida as consequências do pecado.
Os perdidos não tem nem a capacidade e nem vontade de se salvarem.
Isso também acontece com as crianças, elas por si só não tem capacidade e nem vontade de se salvarem. A única oportunidade de uma criança se salvar é ser alcançada pelo evangelho.
3-É Importante evangelizar as crianças porque elas podem ser salvas.
Em Efésios 3:23, encontramos: Porque todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus.
Não vemos nesta passagem uma distinção em relação a cor da pele, a etinia, sexo ou idade, mais sim uma destituição de todos.
Um teólogo e educador cristão chamado Sam Doherty, disse: “É importante lembrar que a Bíblia não ensina uma teologia da infância que seja separada e diferente de uma teologia da idade adulta. Em vez disso, a Bíblia apresenta uma teologia do homem que inclui tanto crianças como adultos. Embora existam muitas diferenças entre a criança e o adulto, física, psicológica, social e, em alguns aspectos, espiritualmente, a sua posição diante de Deus é a mesma.”
O que ele queria dizer é que toda a humanidade permanece pecadora diante de um Deus santo, incluindo as crianças.
Não há nenhuma idade específica mencionada quando uma criança pode receber a Cristo. O evangelista canadense Lionel Hunt comentou: “Se uma criança tem idade suficiente para pecar e idade suficiente para morrer, seria estranho se ela não tivesse idade suficiente para ser salva. Não cabe a nós fixar idades – pois é tão fácil para o Espírito Santo revelar Cristo no coração de uma criança pequena quanto é para Ele fazê-lo em uma pessoa mais velha.”
Não há uma idade inicial em que é possível acreditar, nem uma idade final, uma vez que é a obra divina é do Espírito Santo. As crianças pequenas podem tomar esta decisão crítica antes que o seu coração seja endurecido pelo pecado.
Uma das passagens mais convincentes do Novo Testamento que estabelece a necessidade do evangelismo infantil, a capacidade das crianças de terem fé salvadora e a responsabilidade dos adultos em relação à sua conversão é Mateus 18:1-14. Nesta passagem, vemos nosso Senhor não apenas ensinando que os adultos devem ser convertidos como as crianças, mas também afirmando as crianças como crentes, tendo fé salvadora Nele.
4-É importante evangelizar as crianças porque elas podem ser um caminho para alcançar outros
Quando uma criança de uma comunidade é alcançada, ela pode também alcançar vidas que normalmente a igreja não alcançaria.
Relatos de pais que aceitaram a Jeus, atravez de seus filhos é comum no meio cristãos.
Uma criança, pode ser canal de evangelização de outras crianças também.
O grande desafio da evangelização infantil.
Diante de todos os pontos abordados sobre a importancia da evangelização infantil, entendemos os desafios que encontraremos nesta missão. E o maior deles é
saber se realmente uma criança confessou Jesus como salvador.
Este deve ser o motivo de todo o nosso esforço.
Que o Senhor Jesus nos dê a sabedoria necessária para tocar o coração de uma criança e inundá-la com o amor de Deus.
Miss. Andréia Duarte.
Mas sobre evangelização infantil.
1-A importância da Evangelização infantil - Clique aqui.
2-Como ensinar o plano de salvação para as crianças - Clique aqui.
3- Idéias de como ensinar o plano de salvação para as crianças - Clique aqui
4- Testemunhos de evagelização infantil - Clique aqui
5- Folhetos de evangelização infantil para imprimir - Clique aqui
6- Arte para camiseta para evangelismo infantil - Clique aqui
7- Tegs para lembrancinhas para o evangelismo infantil - Clique aqui
9- Mais sobre evangelismo infantil- Clique aqui
Conheça O MINISTÉRIO ELIM-EFATÁ- Clique aqui
Conheça os cursos ELIM-EFATÁ- Clique aqui
Louvores– Clique aqui
Ministração e esboço– Clique aqui
Ensinando a criança a ofertar– Clique aqui
Como se faz- Clique aqui
Conversando com o líder infantil- Clique aqui
Como contar Histórias- Clique aqui
Histórias Bíblicas e Estórias Morais- Clique aqui
Festividades e congressos- Clique aqui
Datas comemorativas- Clique aqui
Infância protegida- Clique aqui
Inclusão- Clique aqui
Escola Bíblica Dominical- Clique aqui
EBF- Clique aqui