top of page

De quem é a Missão?

Atualizado: 27 de ago. de 2022


(Assista o Vídeo desta palestra, clicando na imagem)


Ev. Fábio

Assembleia de Deus - Missão




Portanto ide ensinai todas as nações, batizando-as em nome do pai do filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19


O próprio Senhor Jesus, comissionou os discípulos que fazem discípulos e nos sabemos que o ide deste versículo, não está apoiado apenas no ide.


Muitos entendem que é só ir, mas é ir e fazer discípulos.


O objetivo é fazer discípulos, a ordem do Senhor é fundamentada no discipulado.

Mas antes de tudo precisamos entender que é missão. Há muita confusão entre os termos; missão, missões e evangelização, estes termos não são a mesma coisa.


Só entendemos estes termos se usarmos a teologia, a missão deve estar atrelada a teologia, missão sem teologia é um risco muito grande que se corre e é por isso que dentro da teologia, temos uma matéria chamada MISSIOLOGIA, (estudo da missão)

Precisamos antes de tudo entender os conceitos, pois um entendimento parcial dos conceitos pode promover uma missão parcialmente correta.


Dentro do estudo da missiologia, missão é aquilo que está na incumbência da igreja.

A tríplice responsabilidade da igreja.


A igreja possui uma tríplice missão, adorar, evangelizar e discipular.

O que é adorar? Adorar é a prática de toda e qualquer ação que eu faço para glorificar o nome do Senhor.


Exemplo, um pregador, adora quando prega se ele estiver pregando pra glória de Deus. É interessante notarmos que a adoração requer obediência


O que é evangelizar? Ao analisarmos o texto de 28:19, podemos ver que este texto não é um pedido de favor. Este texto está na ordem imperativa. Jesus está mandando fazer discípulos. A prática de fazer discípulos se inicia com a pregação de boas novas que é a evangelização. Se evangelizamos, estamos obedecendo e por conseguinte adorando. A tríplice responsabilidade da igreja está atrelada uma a outra.


Entendemos então que evangelizar é propagar notícias novas, boas notícias. A boa notícia é Jesus o salvador.


A terceira tríplice responsabilidade é o discipulado. O discipulado não está atrelado a uma classe de escola bíblica dominical onde ficamos lá alguns meses estudando a Palavra de Deus embora faça parte do discipulado, está mais voltado a cristianização onde na verdade está e ensinando os conceitos do cristianismo.


Discipulado está relacionado ao cuidado que devemos ter ao novo convertido durante toda a vida, pois há pessoas que necessitam de acompanhamento por um logo tempo.

Se cumpro o discipulado significa que eu cumpro a evangelização, sendo assim eu obedeci e se obedeci também estou adorando.


É uma tríplice responsabilidade e nenhuma anda sozinha, se tirarmos uma delas o trabalho não dará certo.


Missões embora esteja relacionado a missão, é um trabalho mais formal, administrativo, por exemplo, o líder de missões não é aquele que sai para o evangelismo mais sim aquele que promove missões.


Missões se refere a três responsabilidades da igreja.

1º Treinar

2º Enviar

3º Sustentar


Quem faz missões é aquele que fica segurando a corda para que na outra ponta alguém fique segurando e trabalhando e tendo respaldo para que o objetivo seja alcançado. Missão é a responsabilidade da igreja


Missões são ações voltadas para o campo missionário.

Nem todo mundo que faz missão está evangelizando e nem todo mundo que promove missões também pode estar evangelizando pois são práticas diferentes que estão relacionadas.


Uma pessoa pode ser enviada ao campo missionário, mas não necessariamente para evangelizar, pode ser enviada para outras atividades como ensinar a ler e escrever.


De quem é a missão?


Muitas pessoas falam que a missão da igreja é ganhar almas etc.

A carga sempre é colocada a igreja, mais esta questão é muito mais séria.

Porque é preciso realizar um bom trabalho de missões? Porque o homem cai e é desprovido da graça de Deus tendo a sua imagem totalmente corrompida passou a carecer da graça de Deus pois por si só, não consegue se salvar


No livro de Gênesis vemos que o homem teve acesso a Deus mais com o pecado sofreu as consequências, mais Deus em Gêneses 4 :15, após a queda começa a colocar em prática o plano que já existia ...

O artigo continua, veja mais clicando aqui



Conheça O MINISTÉRIO ELIM-EFATÁ- Clique aqui

Conheça os cursos ELIM-EFATÁ- Clique aqui

Conheça as nossas ações missionárias - Clique aqui



23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page