top of page

O que é Ministério Infantil

Atualizado: 17 de dez. de 2022


o que é o ministério infantil , elim efatá

Adriana Zimmermann ( Dadá)


Quando olhamos para a nossa realidade atual, em relação ao ministério infantil percebe-se dois mundos: O real e o virtual.


No real se ouve o clamor de igrejas e pastores por líderes, pessoas que se envolvam com as crianças.


No virtual se vê um campo gigantesco de candidatos de tias e tios ministrando, tendo ministérios bem sucedidos.


Nisso muitas vezes se entra em uma comparação aos dois mundos. O mundo real faz observações como “eu não sei falar como eles, não tenho as roupas, os recursos”. E com isso acaba se questionando “será que tenho ministério infantil?”


Mas, afinal de contas o que é ministério infantil?

Precisamos entender o que é ministério, para ter essa resposta.


Ministério é ministrar, ou seja, servir executando uma tarefa. E nós cumprimos a nossa missão ministrando a Deus, a Igreja e ao mundo. O ministério a Deus é realizado pela adoração e amor a Ele. O ministério é dado por Deus a sua igreja para que ela seja fortalecida, edificada e que o homem alcance a perfeição em Cristo (Cl 1:28).


Infantil está ligada a infância da criança. Biblicamente não encontramos o conceito ministério infantil e sim ministério. Isso significa que não existe o ministério infantil? De forma alguma. A Bíblia deixa claro o amor e a preocupação de Deus o Pai (Dt 6:6-9) e de Jesus o Filho (Marcos 10:14) pelas crianças.


Sendo assim, ministério infantil tem aquela pessoa que ministra e serve a Deus servindo as crianças


Paulo cita os apóstolos, profetas, evangelistas e pastores e mestres.


“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” Efésios 4:12-13


Essas pessoas vão desenvolver, exercer esses dons e ministérios com o propósito de aperfeiçoar edificar e unir o corpo de Cristo.


A criança está na igreja, não é o futuro da igreja, elas são os futuros líderes da Igreja, mas já estão vivendo o que é ser Igreja na atualidade. Deste modo deve haver pessoas evangelizando, discipulando, ensinando e as pastoreando.


Se você tem algum desses ministérios e desenvolve ele com crianças, você tem o ministério infantil. Ministério infantil é mais do que cumprir uma escala no mês, é amar e servir as crianças entendendo que está servindo ao Senhor.


O ministério infantil vai além do culto infantil no horário do culto dos adultos. Para que possamos dizer que temos de fato o ministério infantil implantado e atuante em nossas igrejas, é necessário que haja: evangelismo, discipulado, ensino e pastoreio na vida das crianças. Onde acontecem esses momentos?


Culto infantil: Acontece no horário do culto dos adultos, as crianças cultuando a Deus com louvores e ouvem a Palavra. No qual nesse momento pregamos a Palavra de Deus para a criança trazendo uma aplicação para a vida dela.


Discipulado e ensino: Ensinamos o andar com Jesus e suas ordenanças


Evangelismo: Momento onde é aberto para crianças de fora da igreja. Aqui todas as histórias e Palavras tem cunho evangelístico. A programação é diferenciada, pode haver momento de cânticos, Palavra, brincadeiras e lanche.


Talvez você não tenha sobre sua vida todos os ministérios, apóstolo, profeta, evangelista e pastoreio ou mestre, ou dons mencionados em 1 Coríntios 12:4-11; 27-31; Romanos 12:3-8 e Efésios 4:11. Entretanto, um deles você tem sobre sua vida, porque Deus é perfeito e não erra.


Se você faz parte do corpo de Cristo um desses está na sua vida. Descubra, busque no Senhor qual é, e sirva a Deus e as crianças com excelência através do poder do Espírito Santo. Deus abençoe.


 


Voltar ao início- Clique aqui


Conheça O MINISTÉRIO ELIM-EFATÁ- Clique aqui


Conheça os cursos ELIM-EFATÁ- Clique aqui


Louvores– Clique aqui


Ministração e esboço– Clique aqui


Ensinando a criança a ofertar– Clique aqui


Como se faz- Clique aqui


Conversando com o líder infantil- Clique aqui


Como contar Histórias- Clique aqui


Histórias Bíblicas e Estórias Morais- Clique aqui


Festividades e congressos- Clique aqui


Datas comemorativas- Clique aqui


Infância protegida- Clique aqui


Inclusão- Clique aqui


Escola Bíblica Dominical- Clique aqui



Evangelismo- Clique aqui



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page